
Orientação corporal. Importante no momento ofensivo?

Orientação corporal: o que é?
A orientação corporal assume um papel importante no sucesso das ações de um jogador, tanto no momento defensivo como no momento ofensivo.
No momento ofensivo, a orientação corporal revela enorme importância pela forma como o jogador orienta o seu corpo (apoios/pés, peitoral, cabeça) para receber bola (saída de bola, entre linhas ou em profundidade) com condições para dar continuidade ao jogo.
Análise do contexto... ajustar posição corporal para ser solução
A capacidade do atleta em ajustar uma posição corporal adequada está diretamente ligada à análise prévia do contexto feita pelo jogador. A análise e perceção do contexto antes de receber bola vai permitir ao jogador identificar o tempo que tem para decidir/executar, bem como o espaço para onde deverá receber, de forma a dar sequência à jogada.
Adoptando uma posição corporal errada, o jogador verá o seu campo visual de jogo reduzido, o que o fará com que receba uma quantidade de informações e estímulos menores, que na maior parte das vezes, levam o atleta a tomar decisões que não são as mais adequadas ao contexto individual e da equipa.
Um erro muito comum na saída de bola ou na receção entre linhas adversárias é quando vemos um médio defensivo/médio ofensivo receber a bola com os pés paralelos e tentar depois rodar para ligar jogo. Com os apoios (pés) paralelos e com o olhar dirigido para a sua própria baliza , o atleta não terá uma visão daquilo que ocorre nas suas costas (opções de passe, pressão adversária, sentido da pressão adversária, perceção do espaço) limitando assim a sua decisão quando recebe bola. Desta forma defino três ações que considero fundamentais para se ter sucesso em cada situação de jogo e na qual o treinador deverá intervir desde cedo para que o atleta adquira esses comportamentos:
- Antecipar cenários antes de receber bola (analisar o contexto e recolher informações);
- Posicionar-se lateralmente e com os apoios direcionados para onde pretende receber;
- Receber orientado para o espaço que identificamos previamente.